Luta, Postagens Antigas

70 anos da CLT

clt

Leis que regulavam e normatizavam as relações trabalhistas foram concentradas para mitigar a exploração do homem sobre o homem e sustentar uma era de desenvolvimento econômico e social que acompanhou o Brasil por mais de quatro décadas.

Posteriormente, a CLT serviu de base para todos os avanços conquistados, sejam eles constitucionais ou advindos das Convenções Coletivas de Trabalho, uma vez que fortaleceu os

sindicatos e lhes garantiu estrutura e independência para enfrentar a força do capital.

Não é exagero afirmar que as leis trabalhistas promoveram a libertação da escravatura, na prática, para muitos brasileiros. Ainda hoje, a Consolidação das Leis do Trabalho representa a segurança do trabalhador e uma carta sagrada para os empresários sérios e modernos, pois nada é mais moderno do que combater a desigualdade.

Nada é mais arcaico do que a exploração. Combater a CLT ou taxá-la de retrógrada só interessa aos maus empresários, que visam ao lucro a qualquer preço, que tentam confundir os direitos trabalhistas com impostos que recaem sobre a folha de salários, criando uma falsa impressão de

que o “custo” de um trabalhador impede a competitividade das empresas brasileiras.

Macular atualmente os direitos assegurados pela CLT e outros que se somaram na evolução de nosso país, como férias, limitação de jornada de trabalho, fundo de garantia, licença-maternidade, 13º salário, hora extra, aposentadoria, entre outros, é o mesmo que, antes de 1888, advogar a redução do alimento fornecido ao escravo para aumentar o lucro do dono.

Comments Closed

Comments are closed. You will not be able to post a comment in this post.