História

historia

O SISEP-Rio é o Sindicato dos Servidores Públicos mais antigo do Brasil. O surgimento do SISEP-Rio se deu a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, especialmente em seu artigo 37, onde os servidores públicos conquistaram o direito de sindicalização.

O SISEP-Rio foi fundado a partir da aglutinação de várias associações de servidores públicos do município do Rio de Janeiro, que eram filiadas a antiga FAS-Rio presidida por Fernando Sanches Cascavel

A época, o então presidente Gastão Pinto Pires Filho conseguiu registrar junto ao RCPJ, bem como perante ao Ministério do Trabalho e Emprego o inalienável registro sindical, que até a presente data permanece vigente e ativo, sem qualquer tipo de vício ou impugnação, eis que elaborado dentro da mais estrita legalidade e sob o pálio e chancela do M.T.E, bem como ratificado pelo Poder Judiciário ao longo dos anos quando da cassação dos registros sindicais de outras entidades que se diziam representantes dos servidores públicos do município do Rio de Janeiro.

O Registro Sindical do SISEP-Rio foi assinado pelo Ministro do Trabalho em 1º de março de 1990, e se encontra catalogado no livro 01 às folhas 20 da pasta ministerial do Cadastro Nacional de Entidade Sindicais (CNES), conforme documentos abaixo.

O cadastro ativo do SISEP-Rio pode ser encontrado no portal eletrônico do Ministério do Trabalho e Emprego. www.mte.gov.br .

O Sindicato dos servidores públicos do Município do Rio de Janeiro após as decisões judiciais comprova cada vez mais a sua representação de que foi, é, e sempre permanecerá sendo o único representante legal dos servidores públicos do município do Rio de Janeiro.

 

historia-documento

historia-documento-2